No nosso blog Diário dos Pais de ”Atleta de futebol” você encontra diversos temas relacionados ao universo dos pais de atletas.
Informações, dicas, oportunidades para jovens atletas e muitas historias em busca do sonho.
Escada dos Sonhos: Porque Famílias largam tudo em busca de uma vida melhor para os filhos, a cada degrau vencido, um sentimento de esperança de uma vida melhor…Pais de ”Atleta de futebol”
Escada dos Sonhos: , famílias largam tudo em busca de uma vida melhor e para alcançar os sonhos de seus filhos
Uma cidade do Rio de Janeiro abriga sonhos de garotos de todo Brasil. Os Pais de ”Atleta de futebol” largam tudo para acompanhar os filhos na busca por uma vida melhor. Lá, eles disputam o espaço em uma avenida para olhar o que acontece atrás de um muro e, para isso, sobem em escadas muito especiais. A cada degrau vencido, as famílias se sentem mais perto do objetivo. As Escadas dos Sonhos permitem que pais enxerguem uma vida melhor para os filhos. O detalhe é que elas foram construídas por um homem Pais de ”Atleta de futebol” que também apostou alto no sonho do próprio neto.
Então este homem que também sonhava com seu filho em ser um jogador de futebol ao acompanhar seu filho no dia a dia,
Ele teve uma ideia de alugar as escadas para outros pais poder observar o que passava dentro daqueles muros.
A cada degrau um sonho de uma vida melhor, estes degrau sustenta sonho de famílias de todo Brasil do outro lado do muro a vida pode mudar a qualquer momento ou não?
Em campo os sonhos de crianças e adolescentes e misturam e os Pais de ”Atleta de futebol” se mobilizam para dar todo suporte necessário tendo condições ou não
Pais de ”Atleta de futebol” Sonho todos nos temos porem a realidade e outra…
Mas o futebol permiti sonhar porem apenas um minoria alcança o ultimo degraus da escada mesmo assim milhares de criança se aventura nestes caminhos a grande maioria em busca de condições de vida melhor para sua família ou ate mesmo em busca do básico para viver. Casa, comida fazer o jogo da vida virar.
Mas este fato não e isolado ocorre em todas as capitais do Brasil, andando próximo ao centro de treinamento e comum encontrar família Pais de ”Atleta de futebol” em cima das escadas sonhando….
Será que estas escadas ajudam as crianças? Ou aumenta ainda mais pressão?
Então, relato de criança quando o Pais de ”Atleta de futebol” sobe na escada sente um desconforto com dificuldades para se concentrar e pensar no que realmente tem que fazer. Jogar futebol .
Porque a criança pensa somente na bronca e criticas dos Pais de ”Atleta de futebol”
Então o Futebol não tem lugar para todo mundo! E uma maquina de frustração. Pais de ”Atleta de futebol”
Boa parte da atual geração de pais de adolescente procura evitar frustração dos filhos a todo custo. Como preparar o adolescente para lidar com a frustração no esporte?
Os pais precisam dar espaço para os filhos crescerem. E todo mundo cresce na vivência. Os erros são os grandes mestres do nosso aprendizado.
Lidar com a frustração é um dos grandes ganhos do esporte. A conversa que a cabeça faz com o corpo quando a gente está treinando, para superar limites, não desistir, diminuir o ritmo para suportar mais, tudo isso é muito bacana, mas o grande aprendizado é incluir o imponderável na vida.
O atleta de alta performance trabalha para diminuir as variáveis do acaso.
Entretanto, ele está dentro da vida, submetido àquilo que não se controla. Outros adolescentes vão ter outras frustrações. Mas (no caso de atletas), quando há muito esforço direcionado, há também muita frustração advinda. É muito difícil para pai e mãe suportar o sofrimento de um filho, por isso, pais de atletas deveriam ter treinamento emocional. Uma coisa legal é perceberem como lidam com suas próprias falhas e com a ação do imponderável em suas próprias vidas. Seria ótimo se pais de atleta em formação pudessem ter acompanhamento e receber orientação. Isso deveria ser oferecido pelos clubes, treino de regulação emocional, prática de mindfulness. Lá fora existe há bastante tempo. Mas no Brasil o nosso foco ainda é muito só na performance.
”A probabilidade de uma criança se tornar um profissional dos gramados é de apenas 1,5% (é o que aponta o artigo Jogadores de Futebol no Brasil, publicado em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte”
Credito reportagem: